domingo, 30 de outubro de 2011

Dia 13: 30/10/2011 - Domingão, do cabelãooo!

Como todo bom domingo, este não poderia ser diferente. Durante a manhã, praia, inicio da tarde almoço com a família, meio da tarde estudo* e a noite namorar e namorar muito!!


* Marquei com asterisco a questão do estudar, pois é impressionante como a leitura (tentativa de concentração) nos leva a tentar a arrancar os cabelos, me peguei dezenas de vezes tentar arrancar e pelo menos todas as vezes consegui perceber a tentativa de arrancar os cabelos, impressionante!


Como havia dito antes estou conseguindo controlar a vontade de arrancar os cabelos (cabeça), mas, ainda não consegui parar de uma vez por todas de arrancar qualquer pelo do corpo. Pelo menos, estou conseguindo manter meu objetivo, recuperar totalmente cabelo e cílios.


Hoje vou iniciar uma sequência de publicação de fotos, para acompanhar minha evolução através de imagens.


Vou publicar fotos quinzenalmente com o objetivo de acompanhar a recuperação completa da área afetada da minha cabeça.


sábado, 29 de outubro de 2011

Dia 12: 29/10/2011 - Mais um Sábado normal..

Sabe que estou começando a esquecer dos cabelos.
Nem me lembro mais que puxava alguma coisa. "Quem me dera poder dizer isso com toda essa propriedade".

Mas, tenho que ser menos rigoroso comigo, estou obtendo resultados, devagar, mas estou conseguindo resultados.
Tudo isso é muito bom se eu estivesse transferindo a vontade para a barba, sempre ela sofrendo..
Por falar nisso deixa eu ir raspar ela agora!


sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dia 11: 28/10/2011 - Feriado do Servidor Público!


Um feriado bem na sexta-feira e o mais provável é que este dia fosse um dia mais tranquilo do que o normal, ledo engano, na verdade foi o dia de mais stress de todos estes que comecei a escrever.
Hoje está bem difícil escrever algo, mas preciso comemorar, apesar de todo stress que recebi hoje de todos os lados possíveis, consegui suportar a vontade de arrancar os cabelos, apesar da barba ter sofrido.

Ao menos estou conseguindo resistir ao impulso de arrancar os cabelos.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Dia 10: 27/10/2011 - Mais um dia tranquilo..

Quinta-feira, véspera de feriado do servidor público no estado da Bahia, a minha rotina de trabalho não foi menos cansativa ou menos stressante, assim como todos os outros dias, sinto minha cabeça coçar, pinicar e tenho que admitir que a sensação não é nada boa.

Mas, é importante destacar que estou conseguindo manter o controle mesmo tendo sensações ruins e vontade de arrancar o cabelo ou qualquer outro pelo do rosto, por esta razão estou feliz com os sucessivos triunfos nesta batalha quase sangrenta que é a luta contra a tricotilomania.

A esperança que eu tenho é que conseguindo manter o controle do ato compulsivo ou até mesmo aquela vontade pontual é de que poderei condicionar meu cérebro a esquecer tal mania que tanto é destrutiva.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Dia 9: 26/10/2011 - Um dia muito tranquilo.

Após 2 dias de intensa luta contra a vontade de arrancar o cabelo, ganhei de presente um dia de tranquilidade. Esta quarta, 26 foi muito tranquila quase não coloquei a mão na cabeça e o pouco que percebi quando me vi levando a mão pra cabeça foi apenas pra arrumar o cabelo.
Hoje completo 6 dias sem arrancar nenhum fio de cabelo da cabeça, não posso negar que vontade eu ainda tenho muito, minha mão vai até a cabeça muitas vezes no dia, mas, com força e vigilância estou conseguindo reverter a vontade de arrancar com uma coçada de leve no couro cabeludo com a ponta dos dedos.
Interessante que hoje consegui identificar uma ‘tricotilomaniaca’ no mesmo local onde trabalho, ela não fala sobre o assunto, parece ter vergonha de falar, mas não consegue controlar o impulso de arrancar. Ela não arranca o fio completamente, percebi que ao invés de arrancar o fio pela raiz, ela quebra o fio do cabelo, observa o fio e depois joga fora. Tentei aborda-la rapidamente sobre o assunto;

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Dia 8: 25/10/2011- Abstinência parte 2.

Hoje foi o caos, acredito que o tipo de roupa que usei hoje pode ter influenciado e muito a agonia e a vontade de arrancar os cabelos, estava vestido com roupa escura e somando isto com o calor, o resultado não poderia ser diferente, contudo consegui manter a meta de não arrancar pelos da cabeça, cilios e sombrancelha.
.
Confesso esta terça, 25/10/2011 foi um dia muito difícil de controlar a ansiedade.

Mesmo com toda a vontade de arrancar muitos pelos continuei vigilante, conseguindo controlar a ansiedade na região da cabeça.

Estou inclinado a procurar uma orientação profissional.

                                                                                                                       

Dia 7: 24/10/2011 - Abstinência

Desde que iniciei a minha guerra pessoal contra a tricotilomania (na verdade já estou lutando contra ela há 14 anos) esta segunda-feira, 24 de Outubro foi especialmente difícil pra mim.
O Stress, a cobrança exagerada do trabalho me fez ter uma recaída tremenda, mas eu já havia me prometido que os fios de cabelo da cabeça, cílios e a pestana eu não iria arrancar mais e eu consegui resistir bravamente apesar da cabeça ‘pinicar’ muito, a vontade de arrancar alguns fios foi extrema, minha mão foi no topo da cabeça, nos olhos e sobrancelhas diversas vezes, mas consegui resisti bravamente.

Não arranquei nenhum fio destas regiões, mas, os pelos da barba sofreram, a procura por uma pinça foi incansável e quando tive acesso a uma arranquei diversos pelos da barba.

Minha barba não é tão grande assim, mas deu pra perceber a falha que se criou rapidamente na barba, entretanto acredito que mesmo não vencendo a vontade de arrancar me concentrei um ponto que consigo resolver com um barbeador e ao final não terei impacto no fator social.
Confesso que a abstinência ao ato mecânico de arrancar 1 fio de cabelo está tornando esta guerra um pouco mais dura.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Saia do armário, esse é o primeiro passo pra cura.

Estive observando alguns sites, vídeos, depoimentos e o que ficou muito claro é que as pessoas realmente tem muita vergonha de assumir a patologia que tem ou não desconhece completamente o que possui (inventando até que o que tem é um ato de voodoo).
O primeiro passo pra tentar se recuperar deste mal é assumir o que tem e procurar ajuda com o objetivo de curar esta mania a médio e longo prazo.

Ao que parece os casos em sua maioria acontecem com as mulheres, apesar de acontecer em homens também (olha só o meu caso).
Pessoal, é de extrema importância a necessidade de identificar este mal e assumir que tem uma doença e precisa ser tratada, acompanhamento psicológico, químico ou até mesmo a força de vontade e controle do psíquico.

VAMOS LUTAR CONTRA ESTE TRANSTORNO, VAMOS ASSUMI-LO E VENCE-LO.

Vício de arrancar cabelo = Vício de Fumar?

Vício de arrancar cabelo = Vício de Fumar = Beber?


Estive pensando sobre o meu vício de arrancar cabelos do corpo. Como havia dito no inicio da minha jornada aqui no Blog, relatando a minha rotina e a minha luta diária para resistir a vontade de arrancar os tão preciosos pelos, comecei a arrancar os cílios, primeiro por curiosidade quando um amigo meu disse que tinha essa mania de arrancar fios da cabeça (naquela época não se conhecia este transtorno que hoje chamamos de Tricotilomania) e em segundo lugar quando tentei tirar um cílio que havia caído no meu olho e estava incomodando muito, depois disso minha vida mudou pra pior.

Mas, deixando um pouco de lado essa questão quanto a autoestima, seria interessante refletirmos um pouco sobre nossa mania, esta vontade de arrancar pelos do corpo não se iguala a mesma vontade que um fumante tem pra fumar ou que um alcoólatra tem pra beber?
A resposta não é sempre a mesma? “Me sinto melhor quando fumo, controlo o nervosismo, me concentro melhor...etc..etc..” Sabemos que é tão prejudicial quanto a tricotilomania, caso você também coma o fio “Tricofagia”, particularmente eu comia (já estou usando o verbo no passado) J, comia a raiz do fio do cabelo e quando ele ainda tinha uma pigmentação avermelhada melhor ainda, pois a raiz era mais rígida e a sensação era ‘maravilhosa’?

Percebe que sentir prazer em arrancar o fio de cabelo, analisar a raiz, ficar feliz por ela ter saído com a pigmentação vermelha e comer a raiz parece um ritual macabro de autoflagelação e que nos causa uma ‘dor’ social tremenda, além da grande problema de saúde que poderemos ter por conta do bolo de cabelo que irá se desenvolver no estomago e apenas com intervenção cirúrgica poderemos retirá-la.

Mesmo sabendo de todo este mal, a vontade ainda está aqui, fazendo minha cabeça ‘pinicar’, coçar, nos lembrando que ainda temos este problema, mas assim como o vício do cigarro (eu não fumo) e o do álcool (bebo só nos fins de semana J) penso que a saída esta na nossa vontade de parar e ficar vigilante sempre.

Medicamentos podem ajudar, mas acredito que tudo passa pelo querer MUITO, porque sei que todos querem parar, tenho certeza que ninguém quer passar vergonha com um cabelo com falhas enormes, mas querer apenas não é suficiente, precisamos de algo mais, precisamos de iniciativa, vigilância, exercícios aeróbicos, alimentação saudável, dormir mais (evitar ficar acordado até muito tarde mesmo estando com sono).

Talvez assim, consigamos uma evolução.

O amigo que citei no inicio do texto que havia me dito que arrancava fios do cabelo quando eu tinha 14 anos, não tem mais este mal, segundo ele, parou naturalmente, sem uso de medicamento ou qualquer ajuda psicológica.

Estou nesta luta diária.

domingo, 23 de outubro de 2011

Dia 6: 23/10/2011 - Perigo!

Domingão, Churrascão, Cervejão..

Neste Domingo, consegui controlar o dia inteiro apesar de pegar minha mão passeando pela cabeça umas 10x e am algumas destas vezes até quase a arrancar algum, mas no final consegui ganhar mais uma batalha contra a Tricotilomania.


Vamos em frente!

Dia 5: 22/10/2011 - Vencendo ou substituindo?

Sábado, Vigésimo Segundo dia do mês de Outubro do ano de 2011.

Feliz por ter conseguido passar 1 dia distante dos meus cabelos e ocupado o dia inteiro com tarefas caseiras, entre arrumar casa, dar banho no cachorro e tarefas no computador comecei a pensar sobre esta guerra que estou travando contra a Tricotilomania.

Já consigo perceber quando tenho vontade de arrancar o cabelo e até me flagro com a mão na cabeça coçando ou passando os dedos no cabelo procurando 'aquele fio' deverá ser arrancado, mas estou tão vigilante que imediatamente percebo que a mão está na cabeça e tento enganar a minha vontade de arrancar.

O que eu faço?

Quando vejo que estou com a mão na cabeça, simplesmente passo a ponta dos dedos no couro cabeludo e seguro a vontade de arrancar, percebo que rapidamente a vontade passa.
Contudo, não deixei de puxar os pequenos pelos da barba como também o pelo da região pubiana, então, estou vencendo a tricotilomania ou apenas substituindo a região?

Sinceramente acho que estou apenas substituindo a região, deixando de arrancar os fios da cabeça, mas, arrancando os da barba e os da região pubiana. Com toda certeza essa atitude a médio prazo irá me beneficiar com o aumento da minha autoestima, afinal estou com uma falha grande na cabeça, bem no meio.

  VOU RECUPERAR MEU CABELO E CÍCLIOS.

Breve publicarei fotos da minha situação atual e depois postarei fotos da evolução, cabeça, cíclios e sombrancelhas.

Grabde Abraço.

Dia 4: 21/10/2011 - Um pequeno triunfo.

Nesta sexta-feira 21, obtive meu primeiro triunfo sobre a tricotilomania.
Foi o primeiro dia que consegui controlar a vontade de arrancar fios de cabelo da cabeça mesmo mantendo todas as atividades que normalmente nos fazem arrancar pelos que são as leituras e ociosidade na frente de televisão.

Apesar de consegui controlar a vontade de arrancar os fios de cabelo da cabeça, olhos e sombrancelhas, ainda não consegui evitar de brincar com os pêlos púbianos.

Um pequeno triunfo.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Dia 3: 20/10/2011 Pq é tão dificil resistir?

A cidade de Salvador, está passando por um momento diferente com relação ao clima, muita chuva, frio?, ventos fortes..
É verdade... Salvador está fazendo muitooooo frio!! 22ºC é muito frio para os soteropolitanos.

Chego ao meu terceiro dia vigilância constante e como já está virando uma rotina boa estou conseguindo manter o controle e as mãos longe da cabeça durante o dia, mas, a noite esta sendo um verdadeiro problema para os planos.

Desta vez estava concentrado em uma atividade de leitura e foi ai que caí feio na armadilha e quando menos percebi olha novamente a mão na cabeça.
O resultado foi perceber que mais uma vez não perdi a luta por 1 fio de cabelo.

É triste perceber o quanto é dificil acabar de uma vez com essa mania, na verdade já estou nesta luta a mais de 13 anos.
Mesmo assim, continuarei lutando, pois mesmo perdendo algumas batalhas, sei que irei chega ao ponto de controle. Ao menos tenho o consolo de que estou reduzindo MUITO.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Dia 2: 19/10/2011 - Novamente perdi a luta no final.

Esta quarta-feira 19 foi diferente, na verdade bem diferente.
A atenção que mantive no trabalho não me permitiu ficar ocioso sequer por um curto momento e isto ajudou a manter o controle, mesmo sendo desafiado com problemas em cima de problemas, consegui controlar a ansiedade e não senti vontade de arrancar nada do meu corpo, nem mesmo no automático, pois já percebi que às vezes você nem sente a vontade de arrancar, quando percebe já está com a mão na cabeça arrancando um fio do cabelo e destruindo sua auto-estima aos poucos.

Confesso que quando comecei a arrancar os fios de cabelo da cabeça e quando estes saíam com a raiz, costumava brincar passando a raiz nos lábios inicialmente, depois passei a comer apenas a raiz e não passei disso, então, até pouco tempo, quando me via arrancando algum fio e conseguia arrancar com a raiz eu comia a raiz do fio do cabelo, apenas a raiz.

Enfim, este segundo dia de vigilância mais acentuada ainda não foi perfeito, pois no fim do dia, novamente em casa, enquanto estava passando por um momento de preocupação acabei arrancando, só que desta vez não foi apenas um fio veio 3 fios nos dedos, na hora parei e fiquei irritado com a minha atitude e falei e em voz alta esbravejei, "Porra!! Passei o dia inteiro vigiando bem pra agora próximo de dormir ter essa recaída!!".
 Mas, não adianta chorar, afinal eu já tinha arrancado.


Continuo firme na luta contra a trico.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Dia 1: 18/10/2011 - Fui derrotado por pouco

Terça-feira muito quente em Salvador, Bahia, Brasil.

Acordei decidido a mudar minha vida pra melhor e para que isto realmente aconteça preciso começar lutando contra a ‘vontade ou mania’ de puxar os pelos, atualmente por mais bizarro que pareça estou arrancando os pelos da cabeça, cílios, barba e acredite da região pubiana.

O primeiro dia de luta foi de muita atenção nos momentos em que eu parava pra me concentrar em algo que eu precisava fazer na frente do computador, senti vontade de arrancar fios da cabeça diversas vezes durante as pausas e quase todas as vezes que eu senti vontade de arrancar os poucos fios que ainda povoam o topo da minha cabeça, consegui parar, respirar fundo e controlar essa vontade bizarra, cocei um pouco cabeça e logo a vontade ia embora.

Mas, infelizmente perto do final do meu turno de trabalho fiquei desatento e foi automático a mão parece não te obedecer, arranquei 1 único fio de cabelo e quando percebi já estava com o fio na mão, xingando muito por não ter conseguido controlar 100% do dia.

E não parou neste fio arrancado, durante a noite, pouco antes de dormir, enquanto estava deitado navegando na internet perdi a concentração e vacilei na vigilância e não consegui evitar que minha mão fosse novamente arrancar algum fio de cabelo da cabeça.

Resultado: Arranquei 1 único fio e quando dei por mim já estava com o fio na mão.

Consegui evoluir um pouco afinal o saldo foram 2 fios de cabelo durante o dia inteiro, tenho certeza que vou consegui alcançar o controle da minha mente e me condicionar a não mais arrancar algum pelo do corpo.

O primeiro dia já foi, estarei pronto para os próximos?

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Tentando entender..


Até hoje tento entender o real motivo por ter começado a arrancar os pelos do meu corpo, na verdade não há um motivo aparente que explique o inicio deste transtorno na minha vida.
Comecei aparentemente sem querer tentando retirar um cílio que havia caído no meu olho quando tinha 14 anos e de lá pra cá não parei mais.

Piorando a cada dia.

Cílios, sobrancelhas, fios da cabeça, barba e bigode, pelos das axilas, pelos pubianos e até mesmo da coxa.

Quando adolescente arrancava os pelos dos cílios e da sobrancelha, rapidamente as falhas apareceram e ficou facilmente perceptível até mesmo a distancia, pois era estranho as marcas brancas nos olhos e acima deles.
Minha família não entendia e eu era muito recriminado, minha mãe me perguntava se eu era maluco para estar arrancando os pelos dos olhos, ninguém compreendia e eu também não, não sabia o que estava acontecendo comigo, apenas tinha a vontade de puxar e puxava sem dó nem piedade havia prazer em fazer mesmo sem entender.

Confesso que hoje com 28 anos arranco pelos praticamente do corpo todo, como já havia dito é um sofrimento sem tamanho, mas é muito difícil resistir ao estimular de puxar um pelo.

Inicio hoje, 18/10/2011 uma nova luta contra a tricotilomania só que desta vez relatarei a minha dificuldade, as minhas experiências, decepções, casos de sucesso, evolução e todos os pontos importantes desta luta pessoal contra a tricotilomania.
ue

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Retomando a luta contra Tricotilomania

Aqui começo mais uma vez a luta contra a tricotilomania; E a partir de hoje irei relatar minhas experiências, tentativas, experimentos, avanços e com fé o sucesso contra esta 'doença' que é o transtorno compulsivo em arrancar pelos do corpo.

Me chamo JAgusto, tenho 28 anos e sofro com este problema há mais ou menos 14 anos.
Comecei por curiosidade e hoje sofro com a terrível dificuldade de controlar este impulso sem explicação.

Quando tinha 14 anos um colega de colégio me relatou que arrancava os fios da cabeça e que não sentia dor, porém já havia conseguido controlar e que o seu cabelo já estava voltando ao normal, mais crespo, estragado, mas voltando ao normal.

A partir deste relato do meu colega de colégio tive curiosidade de tentar tirar 1 único cílio, logicamente que doeu MUITO e prontamente desisti.

Mas, infelizmente quando um cílio caiu no meu olho, na agonia de retirá-lo acabei arrancando alguns cílios e depois desta ocorrência não parei mais, comecei nos cílios e evoluí rapidamente para as sobrancelhas, confesso que foi terrível, pois não conseguia parar mais e foi pirando drasticamente, cheguei a uma fase que praticamente não tinha sobrancelhas e os cílios não existiam mais.

Com muita luta consegui parar de arrancar os cílios mais ou menos aos 20 anos, tentando transferir a mania, passei a arrancar os fios da barba, tentei unir o útil ao agradável, afinal, nunca gostei mesmo de barba ou bigode, seria então uma mão na roda, pois mantinha o rosto limpo de pelos e aproveitava para matar a vontade de puxar os pelos.

NÃO FUNCIONOU!

Acabei evoluindo para os fios da cabeça e até hoje aos 28 anos eu nunca consegui parar, já houve momentos em que a compulsão ficava adormecida, era menor e os fios se recuperavam um pouco, mas nunca consegui parar completamente.

Atualmente o quadro é critico, pois havia recuperado bem os fios que haviam sido arrancados, contudo desde o inicio do mês Setembro rapidamente destruí tudo havia recuperado o que me fez refletir e de uma vez por todas lutar com todas as forças possíveis contra este transtorno.

O Blog é um meio simples de comunicação em grupo e que possibilitará relatar alguns pontos e permitir com que experiências possam ser trocadas com o objetivo de tratar de uma vez por todas deste mal, pois a tricotilomania é uma patologia destruidora, começa com a autoestima e termina por minar a saúde física de quem não consegue controlar a compulsão de arrancar os pelos.