segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Retomando a luta contra Tricotilomania

Aqui começo mais uma vez a luta contra a tricotilomania; E a partir de hoje irei relatar minhas experiências, tentativas, experimentos, avanços e com fé o sucesso contra esta 'doença' que é o transtorno compulsivo em arrancar pelos do corpo.

Me chamo JAgusto, tenho 28 anos e sofro com este problema há mais ou menos 14 anos.
Comecei por curiosidade e hoje sofro com a terrível dificuldade de controlar este impulso sem explicação.

Quando tinha 14 anos um colega de colégio me relatou que arrancava os fios da cabeça e que não sentia dor, porém já havia conseguido controlar e que o seu cabelo já estava voltando ao normal, mais crespo, estragado, mas voltando ao normal.

A partir deste relato do meu colega de colégio tive curiosidade de tentar tirar 1 único cílio, logicamente que doeu MUITO e prontamente desisti.

Mas, infelizmente quando um cílio caiu no meu olho, na agonia de retirá-lo acabei arrancando alguns cílios e depois desta ocorrência não parei mais, comecei nos cílios e evoluí rapidamente para as sobrancelhas, confesso que foi terrível, pois não conseguia parar mais e foi pirando drasticamente, cheguei a uma fase que praticamente não tinha sobrancelhas e os cílios não existiam mais.

Com muita luta consegui parar de arrancar os cílios mais ou menos aos 20 anos, tentando transferir a mania, passei a arrancar os fios da barba, tentei unir o útil ao agradável, afinal, nunca gostei mesmo de barba ou bigode, seria então uma mão na roda, pois mantinha o rosto limpo de pelos e aproveitava para matar a vontade de puxar os pelos.

NÃO FUNCIONOU!

Acabei evoluindo para os fios da cabeça e até hoje aos 28 anos eu nunca consegui parar, já houve momentos em que a compulsão ficava adormecida, era menor e os fios se recuperavam um pouco, mas nunca consegui parar completamente.

Atualmente o quadro é critico, pois havia recuperado bem os fios que haviam sido arrancados, contudo desde o inicio do mês Setembro rapidamente destruí tudo havia recuperado o que me fez refletir e de uma vez por todas lutar com todas as forças possíveis contra este transtorno.

O Blog é um meio simples de comunicação em grupo e que possibilitará relatar alguns pontos e permitir com que experiências possam ser trocadas com o objetivo de tratar de uma vez por todas deste mal, pois a tricotilomania é uma patologia destruidora, começa com a autoestima e termina por minar a saúde física de quem não consegue controlar a compulsão de arrancar os pelos. 

Nenhum comentário: