terça-feira, 22 de novembro de 2011

Dia 35 - 21/11/11: Segunda-Feira.

Como havia dito no post anterior, estou com pouquíssimo tempo esta semana, mas, não deixarei de lado o meu 'diário' e estarei diariamente aqui pra falar um pouco sobre o meu dia a dia.


O fim de semana, principalmente no domingo foi terrível, tive vontade de arrancar enquanto estava estudando, passei a mão várias vezes na cabeça, mas, não arranquei. Fiquei muito feliz, afinal consegui controlar, entretanto, lendo o blog da amiga Dayse, me fez analisar uma questão que ainda não tinha dado muita atenção.


Até que ponto eu estou conseguindo me livrar da TTM?
Apenas controlar a vontade de arrancar e não arrancar o fio de cabelo é necessário?


Achei importante o ponto de vista dela, pois, a vontade ainda existe, minha cabeça coça, fica pinicando e tudo isso me força a colocar a mão na cabeça e eu acabava arrancando o cabelo.


Sendo assim, basta controlar o ato impulsivo sem que eu consiga controlar a vontade de arrancar o pelo?

3 comentários:

Tricotilomania um dia de cada vez disse...

Oii amigo qnto tempo!
Pois eu axo q se controlar ficar sem ppuxar cabelo ja um grande começo se não a mais importante das atitudes, com o tempo vcê se acostuma a ficar sem puxar o cabelo, e nem snete mais falta com o tempo agente não se acostumou a puxar o cabelo começou devagarinho, depois ja não coseguia-mos nos controlar mais, eu acredito que do mesmo modo acontece no parar no inicio qualquer coisa da vontade de puxar, logo depois vai amenisando a vontade agente vai esqueçendo e quando ver a TTM ja saiu da nossa vida!
Abraço

Anônimo disse...

Queria poder falar mais sobre essa questão do auto-controle X vontade de arrancar fios, mas minha experiência foi, acredito eu, um tanto inédita. Essa etapa foi pulada.
Depois que do impacto da consciência do mal que é a TTM eu decidi parar definitivamente e a vontade de arrancar cabelos sumiu totalmente logo nos primeiros dias. Um milagre? Sim, prá mim foi.
Não me vejo mais fazendo a mesma coisa de antes, só penso em caminhar no sentido de recuperar o tempo perdido ( tudo talvez não dê pois foram muitos anos).
Conforme postei agora a pouco no grupo de apoio, parece que me tiraram as algemas. Muito bom é o sabor da liberdade, muito bom é não arrancar fios nem ferir a própria auto-estima.
Não tenho dúvidas que ficar sem a TTM é infinitamente melhor!

Suli

*Inana* disse...

Acho que controlar o IMPULSO já é um grande começo! A vontade deve melhorar com o tempo, mas ter vontade é diferente de FAZER.. É menos agressivo... Talvez não seja controlável, ou talvez, você fique tão acostumado a perder esse hábito que essa vontade nem apareça!
Me lembro de quando eu era doida por doces.. Meio que incontrolável.. Eu tinha vontade e tinha que comer! Daí fiz uma reeducação alimentar, com nutricionista e tudo.. Me acostumei com novos hábitos, e logo, não tinha mais vontade de doces!
Penso que com a trico deva ser parecido! Claro que o autocontrole da vontade x atitude sempre deve existir.. Mas acho que depois que nos acostumamos com hábitos diferentes a vontade tb mude, se extingua, sei lá...
Parabéns pela força de vontade... Sempre que der continuarei te acompanhando, obrigada por me acompanhar tb! ^^